Olivia Newton-John — Trajetória, Glória e Abalos
Rádio Master Dancer – A rádio que só toca flashback!
🎥 ASSISTA AO VÍDEO AGORA
Olivia Newton-John, DBE (Cambridge, 26 de setembro de 1948 – 8 de agosto de 2022), foi uma cantora e atriz britânica e australiana. Com mais de 100 milhões de discos vendidos, é uma das artistas musicais que mais venderam na história e a maior vendedora entre os artistas australianos.
Em 1978, estrelou Grease, então o filme musical de maior bilheteria, cuja trilha sonora segue entre as mais vendidas de todos os tempos. O álbum traz dois duetos marcantes com John Travolta — “You’re the One That I Want” (um dos singles mais vendidos da história) e “Summer Nights”. Entre suas canções-solo assinaturas estão “I Honestly Love You” (1974), vencedor do Grammy de Gravação do Ano, e “Physical”, o single mais bem classificado na Billboard Hot 100 na década de 1980.
Ao longo da carreira, Olivia acumulou prêmios e reconhecimentos: quatro Grammys, um Daytime Emmy, nove Billboard Music Awards, seis American Music Awards e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Colocou quinze singles no Top 10 da Billboard Hot 100, incluindo cinco nº 1, e liderou o Billboard 200 com If You Love Me, Let Me Know (1974) e Have You Never Been Mellow (1975). Foi nomeada Oficial da Ordem da Austrália (2006) e Dama Comandante da Ordem do Império Britânico (2020).
Origem e Família
Nascida em Cambridge, era filha de Brinley (“Bryn”) Newton-John e Irene Born. Tinha dois irmãos, Hugh e Rona. Sua mãe era filha de Max Born, físico alemão laureado com o Nobel, que deixou a Alemanha nos anos 1930 para escapar da perseguição nazista. Seu pai foi oficial do MI5 e trabalhou no Projeto Enigma em Bletchley Park. A família mudou-se para Melbourne, onde ele lecionou na Universidade de Melbourne.
Vida Pessoal e Saúde
De 1978 a 1992, Olivia foi casada com o ator e dançarino Matt Lattanzi, com quem teve a filha Chloe Rose Newton-John Lattanzi (nascida em 17 de janeiro de 1986). Posteriormente, manteve relação estável com Patrick McDermott (1994–2005), cinegrafista que desapareceu em 2005 após embarcar em um navio; sem resultados nas buscas, sua morte foi declarada legalmente em 2008. Em 2016, foi noticiado que ele teria forjado a própria morte e foi preso no México; moradores de San Francisco afirmaram tê-lo visto em bares, e ele teria dito que fugiu por dívidas — fato que abalou Olivia. Mais tarde, ela se casou com o empresário John Easterling.
Olivia enfrentou o câncer de mama três vezes: diagnóstico inicial em 1992, uma recorrência mantida em segredo em 2013 e, em 2017, evolução para estágio IV com metástase óssea. Falou abertamente sobre o uso de óleo de cannabis para dor, defendeu a cannabis medicinal e Chloe mantém uma fazenda no Oregon. Em 2012, fundou o Olivia Newton-John Cancer & Wellness Centre no Austin Hospital, em Melbourne, rebatizado em 2015 como Olivia Newton-John Cancer Wellness & Research Centre.
Início da Carreira
Aos 14 anos, Olivia formou a banda feminina Sol Four. Apareceu em rádios e programas de TV australianos, como The Happy Show (HSV-7), e no Go Show, onde conheceu Pat Carroll e John Farrar. Venceu o concurso de talentos do programa Sing, Sing, Sing, apresentado por Johnny O’Keefe, e recebeu convite para trabalhar na Inglaterra, incentivada pela mãe.
Na Inglaterra, lançou o primeiro single em 1966 pela Decca. Em 1970, integrou o grupo Toomorrow, que gravou um álbum e estrelou um “musical de ficção científica”; o projeto fracassou. Em 1971, lançou o álbum If Not For You, seu primeiro hit internacional, embora com pouca repercussão inicial nos EUA.
Ascensão nos Anos 1970
O ponto de virada veio com “Let Me Be There” (1973), Top 10 nas paradas Pop, Country e AC nos EUA, rendendo-lhe Grammy e prêmio da Academy of Country Music. Em 1974, representou o Reino Unido no Eurovision com “Long Live Love”, ficando em quarto lugar; o ABBA venceu com “Waterloo”. Ainda em 1974, “I Honestly Love You” alcançou o nº 1 no Pop e lhe rendeu Grammys de Gravação do Ano e Melhor Cantora Pop.
Seguiram-se êxitos nos álbuns Have You Never Been Mellow e singles que dominaram especialmente o chart AC, acumulando dez nº 1 (sete consecutivos). Fez o especial de TV A Special Olivia Newton-John (1976). Em 1977, Making a Good Thing Better marcou arrefecimento temporário, enquanto a coletânea Greatest Hits alcançou platina dupla.
Grease e Virada Pop
Em 1978, após teste com John Travolta, Olivia assumiu Sandy em Grease; o personagem foi ajustado ao seu sotaque. O filme liderou as bilheterias do ano e a trilha ficou 12 semanas no nº 1 da Billboard, com “You’re The One That I Want” (com Travolta), “Hopelessly Devoted To You” e “Summer Nights” entre os Top 5. Estimam-se 45 milhões de cópias vendidas da trilha. Olivia venceu o People’s Choice e foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar (pela canção “Hopelessly Devoted To You”).
Em novembro de 1978, lançou o álbum Totally Hot, com sonoridade pop dançante e singles como “A Little More Love” e “Deeper Than A Night”.
Morte
Olivia Newton-John faleceu em 8 de agosto de 2022, no sul da Califórnia, aos 73 anos, em decorrência de complicações da doença.
🎥 ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE


.png=w352-h352-p-k-no-nu)
0 Comentários
Deixe seu Alo Aqui...